Publicado em: 31/07/2013 00:00
Representantes do poder público, de profissionais e sociedade civil se reuniram na quarta-feira (31) em Irati para discutir saúde pública na XI Conferência Municipal de saúde. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas na sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais da Prefeitura de Irati.
Na abertura do evento o prefeito de Irati, Odilon Burgath, destacou ações tomadas nos primeiros meses de 2013 que visam à melhoria do serviço de saúde oferecido pelo município. Realizamos melhorias no PA, adquirimos equipamentos, disponibilizamos dois médicos nos horários de pico, realizamos investimentos no setor de odontologia, contratamos profissionais de diversas áreas, retornamos ao Consórcio Intermunicipal de Saúde e fechamos um convênio com a Santa Casa de Irati, listou o prefeito.
Odilon frisou também a adesão aos programas estaduais VigiaSUS e Paraná Saúde e os investimentos conquistados junto ao Governo Federal de R$ 2,4 milhões para ampliação, reforma e construção de unidade básicas de saúde, entre outras melhorias. Temos um parecer favorável para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Vila São João. Todos os esforços que temos feito é para priorizar a saúde no município, afirmou o prefeito.
Para o secretário municipal de Saúde, a conferência representa o protagonismo social da população. Hoje estamos praticando o mais profundo exercício de cidadania em busca da saúde que precisamos. Para chegarmos até ela devemos partir das melhorias possíveis, observou Ditzel. Ele frisou também a necessidade de se trabalhar mais as práticas preventivas e não apenas as curativas, garantido mais qualidade de vida para a população.
Durante a conferência, no período da tarde, ocorre eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde. O atual presidente do Conselho, Nicolau Kekis, parabenizou os membros que encerraram seu mandato neste dia pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e falou sobre os objetivos da conferência. Nosso objetivo é elaborar propostas para reforçar o plano municipal de saúde. Vocês sabem o que falta e o que precisa ser melhorado em cada posto, disse Kekis.
O vereador Renato Kfuri colocou o Legislativo iratiense à disposição dos munícipes. Nós estamos lá para aceitar sugestões e trabalharmos juntos na execução daquilo que é necessário para melhorar a saúde em nosso município, disponibilizou-se o vereador.
O chefe da 4ª Regional de Saúde, João Almeida Junior, destacou a importância da participação popular na conferência para auxiliar na gestão pública da saúde. Hoje é um dia de trabalho em prol do nosso município, dedicado ao balanço do que funciona para que nós possamos dar continuidade ao que é bom para o município, afirmou.
Também participaram do evento o promotor público, José Julio Cleto Neto; a presidente do Provopar, Andreia Seidl; o tenente da Polícia Militar, Ederson Crevelin; e o comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre; além de secretários municipais, chefes de departamento e outras autoridades locais.
PALESTRA
A enfermeira Cleide dos Santos palestrou acerca do fortalecimento da atenção primária. Ela é apoiadora do COSEMS-PR (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná) e especialista em saúde e gestão pública. Discutir a atenção primária é um grande desafio, que exige implementar melhorias. Nosso objetivo é pensar em como era, como está e como deve ficar a saúde em Irati, descreveu a palestrante.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto: Carolina Filipaki
Fotos: Felipe Carvalho