Publicado em: 29/08/2013 00:00
Com apoio da Prefeitura de Irati, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, junto com um grupo de agricultores realizaram visita a Carambeí com o objetivo de conhecer e incentivar o uso de tecnologias voltadas as atividades dentro das propriedades da Bacia Leiteira, mas especificamente com o aproveitamento de dejetos dos bovinos de leite.
O grupo foi recepcionado pelos Técnicos da BGS Equipamentos para Biogás, onde puderam visitar uma propriedade, conhecer e observar as instalações que contempla a captação de dejetos de bovinos e suínos, junto ao projeto que envolve um biodigestor, uma lagoa de polimento e uma lagoa de armazenamento do biofertilizante.
O projeto consiste inicialmente na primeira parte em captar os dejetos e armazena-los em uma lagoa coberta com manta geomembrana para produção de biogás, através de processo de fermentação anaeróbica. Este biogás produzido pelo biodigestor pode ser queimado para geração de energia na forma de calor (cozimento de alimentos e aquecimento) e para gerar eletricidade, o que diminuiria o custo da atividade leiteira, pois serve assim para aquecer a agua utilizada para a lavagem dos equipamentos de ordenha e resfriadores.
Após este primeiro processo, a parte líquida após passar pelo processo de fermentação é encaminhada para outro espaço através de tubulações, onde passa por processos que finalizam a eliminação de gases que sobraram do biodigestor.
A parte sólida do processo de fermentação que envolve o biodigestor pode também utilizada separadamente da parte líquida, secada, e utilizada e aplicado como fertilizante no solo, para a adubação de pastagens.
A parte líquida após passar por todo processo para eliminação de gases, será utilizada como ferti-irrigação ou seja aproveitada como fertilizante líquido, e aplicado nas pastagens e lavouras para nutrir as plantas ajudando assim a manter o equilíbrio do solo, aumentando a produção e a produtividade da atividade leiteira das propriedades.
O objetivo de mostrar alternativas aos agricultores especificamente dentro do aproveitamento dos dejetos de bovinos de leite esta relacionado a produção de energia renovável, produção de biofertilizante, proteção de solo e lençol freático e sobretudo a valorização da propriedade.
Assim o Programa municipal da Bacia Leiteira, visa a construção de esterqueiras nas propriedades de leite, para armazenagem destes dejetos e uma alternativa de baixo custo na implantação de pastagens perenes além de impedir que estes dejetos lixiviem no solo ou sejam carreados para os cursos de água das comunidades rurais, podendo muitas vezes até causar doenças.
Com o uso da técnica dos biofertilizantes procura-se a auto-suficiência das propriedades leiteiras do município, com produção de leite a baixo custo além de ser de estrema importância para a sustentabilidade dentro de todo o processo.
Segundo pesquisadores, a cada 1.000 kg de resíduos dos dejetos curtidos há o equivalente a 155 kg de nitrogênio ( elemento essencial para o crescimento das pastagens), 100 kg de fósforo ( elemento importante para a boa formação da planta) e 40 kg de Potássio(elemento que forma a estrutura das plantas), possibilitando assim o aproveitamento adequado, o equilíbrio na natureza e o respeito ao meio ambiente, técnicas estas que permitem o emprego destes materiais orgânicos e ajudam a promover a sustentabilidade dos ambientes rurais do município.
Assim, incentivar o uso de biofertilizante, através da construção de esterqueiras e o uso adequado destes materiais orgânicos irá beneficiar a sociedade e baixar o custo das propriedades de leite, agregando renda a propriedade rural.
A visita teve o acompanhamento dos técnicos Osnei Abel Lopes da Secretaria Municipal de Agricultura e Antonio Carlos Gerva da Emater
-------------------------------
Texto e Foto: Antonio Carlos Gerva