Publicado em: 06/09/2013 00:00
Na quinta-feira (5), o prefeito de Irati, Odilon Burgath, o prefeito de Pudentópolis, Gilvan Agibert, e membros da equipe administrativa das duas prefeituras se reuniram para analisar o laudo enviado pelo ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências), acerca da divisa entre os municípios.
De acordo com o laudo do ITCG, a divisa entre os municípios é feita pelo Rio dos Cochos, desta forma, as comunidades de Alvorada, Linha B e Rio dos Coxos legalmente pertencem a Irati.
Precisamos deste esclarecimento acerca do limite territorial para que possamos determinar a qual município compete o atendimento à população que reside nestas comunidades, afirma o vice-prefeito de Irati, Renato Berger. Tudo deve ser feito dentro da legalidade para que possamos regularizar a situação e prestar bom atendimento às famílias daquela região com transporte escolar, saúde e tudo aquilo que compete ao município oferecer à população, complementa o prefeito, Odilon Burgath.
A primeira reunião ocorreu em 27 de maio, convocada pela prefeitura de Irati. Um novo encontro foi realizado em 15 de agosto, quando o ITCG comprometeu-se em enviar o documento que analisa as divisas municipais.
No laudo final apresentado pelo Instituto foram analisadas leis e mapas, além de ortoimagens spot do ParanáCidade e a base hidrográfica do estado em 2011. O documento denota que o espaço em questão já pertenceu a Prudentópolis, mas que é território de Irati, conforme já atestava a lei estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951.
Para por fim à questão, o prefeito de Prudentópolis irá solicitar nova avaliação à UFPR (Universidade Federal do Paraná). Quando o resultado da nova análise for apresentado, uma nova reunião será agendada para definir a demarcação geográfica que divide os municípios.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto: Carolina Filipaki
Fotos: Felipe Carvalho