Publicado em: 20/09/2013 00:00
Nos últimos meses, a equipe do Cad??nico (Cadastro ??nico para Programas Sociais do Governo Federal), ligada à secretaria municipal de Bem Estar Social, realizou busca ativa em seis localidades do interior de Irati, com o objetivo de identificar e cadastrar famílias de baixa renda para que possam integrar os programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
A busca ativa é uma ação presente, que integra o Plano Brasil Sem Miséria. O intuito desta ação é levar o Estado até onde o cidadão está, sem esperar que as pessoas cheguem até o poder público. Isso significa que o poder público local deve se organizar territorialmente, com metodologias específicas, de forma a incluir novas famílias e identificá-las corretamente. Essa iniciativa visa a levar o Cadastro ??nico até as famílias mais vulneráveis que ainda não foram identificadas. De junho a setembro realizamos ações de cadastramento nas comunidades de Pirapó, Itapará, Guamirim, Gonçalves Junior, Pinho de Baixo e Cerro da Ponte Alta, conta a secretária municipal de Bem Estar Social, Karen Seidel.
A equipe do Cadastro ??nico conta com a parceria de escolas, unidades de saúde e demais instituições municipais para identificar e cadastrar todas as famílias de baixa renda, com especial prioridade àquelas em situação de pobreza extrema, ou seja, aquelas com renda familiar mensal, por pessoa, de até R$ 70,00.
PR??XIMAS A?ES
Para cadastrar novas famílias, além do cadastro disponível permanentemente na secretaria municipal de Bem Estar Social, já estão agendadas ações em cinco comunidades iratienses, conforme o cronograma abaixo:
01/10/2013- Água Clara
15/10/2013- Linha Pinho
29/10/2013- Alto da Lagoa
12/11/2013- Vila Raquel
26/11/2013- Engenheiro Gutierrez
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto: Carolina Filipaki
Fotos: Bem Estar Social