Publicado em: 23/09/2013 00:00
A prefeitura de Irati irá lançar nas próximas semanas, a licitação para os interessados em executar as obras de construção da nova Unidade de Pronto Atendimento UPA. Recentemente, o município recebeu o investimento de R$ 220 mil, referente à primeira parcela do recurso para a obra que terá o valor total de R$ 2, 2 milhões. O deputado federal Zeca Dirceu acompanhou todo o processo para que o município estivesse entre os selecionados para receber a obra, junto ao Ministério da Saúde.
Uma das prioridades do meu mandato é trabalhar para que os municípios do Paraná conquistem mais investimentos para a saúde. A prefeitura sabe que a população de Irati pode contar sempre com o meu apoio nas demandas do município que precisam ser defendidas em Brasília. Contem sempre com o meu apoio, disse Zeca.
De acordo com o prefeito Odilon Burgath, o recurso irá promover mais avanços no setor da saúde. Nos últimos meses, temos recebido importantes pagamentos que vão elevar a qualidade de vida do nosso povo. Estamos felizes por podermos contar com a força do Zeca junto ao Governo Federal, que tem olhado com carinho para o nosso município, lembrou Odilon.
A unidade tipo I, que será construída em Irati terá capacidade de atendimento de 50 a 150 pacientes por dia, com no mínimo dois médicos de plantão, sendo um pediatra e um clínico geral e com 5 a 8 leitos de observação.
Pronto Atendimento
O Governo Federal vem trabalhando intensamente para estruturar as unidades de saúde em todo o país. As UPAs oferecem um atendimento intermediário entre os hospitais e as unidades básicas de saúde. Nessas unidades podem ser atendidos casos mais complexos, que não podem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), e também podem ser realizados alguns procedimentos de urgência hospitalar. A integração dos três tipos de unidades de saúde (UPA, UBS e Hospital) forma uma rede organizada do serviço público de saúde, que oferece maior eficácia ao atendimento de urgências.