II - IRATI EM IMAGENS 2013
Concurso Fotográfico
1. DISPOSI?ES GERAIS
O II Concurso de Fotografia IRATI EM IMAGENS - 2013, promovido pela Prefeitura Municipal de Irati juntamente com a ALACS (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná) tendo o apoio da REFLATE FOTO COLOR, do Jornal FOLHA DE IRATI, Jornal HOJE CENTRO-SUL e Revista VISUAL.
O II Concurso de Fotografia IRATI EM IMAGENS- 2013 terá possibilidade de participação através de três modalidades:
FOTOS ATUAIS, FOTOS ANTIGAS e FOTOS RECRIAR O TEMPO (presente/passado)
Para as Fotografias Atuais:
1. ?? aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 10 anos.
2. Poderão participar fotografias que tenham a notória identidade com o município de Irati (PR), livres para qualquer temática ( pessoas, paisagens, arquitetura, cultura, etc...).
3. A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem; a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos da composição e cores da fotografia.
4. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, 03 (três) fotos.
5. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.
2. DA INSCRI?O
As inscrições serão feitas na REFLATE (Rua Cel. Emilio Gomes, 172) com a fotografia impressa em papel fotográfico fosco, tamanho 15x21 e também arquivo digital em CD. O período de inscrições irá de 22 de Setembro a 01 de janeiro de 2013.
Endereço de email para dúvidas:
[email protected]
3. DO MATERIAL
1- O material será entregue pessoalmente na REFLATE, onde far-se-á a Ficha de Inscrição.
2- Além da foto-papel, o arquivo digital deverá estar no formato JPG, com 300 dpi de resolução. Cada arquivo deverá ser nomeado com a seguinte informação: nome do participante. Ex: josedasilva_1.jpeg .
3 - As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente.
4- Não serão permitidos recursos tipo Exposições Múltiplas, Efeitos de Lente, Efeitos de Filtro e HDR (High Dynamic Range).
5 - Serão escolhidas 30 fotos para compor a Exposição II-IRATI EM IMAGENS-2013 .
6 - A divulgação dos selecionados será realizada no dia 06 de dezembro 2013 (sexta-feira) na Casa da Cultura quando da solenidade de abertura da Exposição e Premiação dos vencedores. A divulgação também será feita pelo site da Prefeitura Municipal de Irati (PR), pelo Jornal FOLHA DE IRATI, Jornal HOJE CENTRO-SUL, Revista VISUAL e outros meios de divulgação. Após o julgamento, os selecionados por categoria serão comunicados
7 - O nome do autor da Foto será citado em qualquer exposição da imagens enviada para o concurso.
8- A Ficha de Inscrição será considerada também a Autorização para liberação e uso da imagem para fins de divulgação.
4. DO JULGAMENTO
1- As fotos serão avaliadas por uma Comissão Julgadora será composta por 2 profissionais da área, atuantes no mercado fotográfico, 1 Representante da REFLATE, 1 representante da ALACS e 1 representante da Imprensa na área de fotografia.
2 Os autores das 30 fotos classificadas e que estarão compondo a Exposição serão notificados previamente; e as 3 melhores serão divulgadas apenas no evento que marcará o início da Exposição, sexta-feira, dia 06 de Dezembro de 2013.
5. DA PREMIA?O
1º LUGAR: R$ 500,00 + Troféu
2º LUGAR: R$ 300,00 + Troféu
3º LUGAR: R$ 200,00 + Troféu
Para as Fotografias Antigas: (antes 1980)
O objetivo principal é despertar na coletividade, através de fotografias antigas do Município de Irati (PR), e que tenham o caráter de Resgate Histórico. Aqui confluem registros familiares, de eventos políticos/sociais, arquitetônicos, religiosos, étnicos, de hábitos, costumes, aspectos culturais e turísticos do município de Irati até o ano de 1980; enfim, registros que possam ser inclusos no Arquivo Municipal.
1. DA INSCRI?O
1- Só serão aceitas fotografias originais em papel.
2- Na ficha de inscrição deverá constar: nome do inscrito, nome do proprietário da fotografia ou a quem pertence o acervo (no caso de não ser o mesmo que a inscreveu), RG, CPF, endereço e telefone do participante. Também deverá, se possível, constar a identificação histórica da foto. Precisa ficar evidente que é relativa ao Município de Irati.
3- Para esta modalidade a inscrição será feita também na REFLATE FOTO COLOR (Rua Cel. Emílio Gomes, 172).
4- A(s) foto(s) será (ão) digitalizada (s) e devolvida (s) ao proprietário no ato da inscrição.
5- Cada participante poderá inscrever no máximo 03 (três) fotos.
6 - Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.
2. DAS FOTOS INSCRITAS
No ato da inscrição será cedido direito de reprodução e divulgação da (s) mesma (s), bem como direito de imagem no caso de pessoas estarem evidenciadas nas mesmas.
3. DO JULGAMENTO
Todas as fotografias (cópias) farão parte do Acervo do Município, através da Secretaria da Cultura. O objetivo principal será garimpar fotografias de cunho inéditas de publicações em mídias. As 10 fotografias mais bem conservadas e com mais significado histórico, na opinião dos jurados, farão parte da Exposição promovida pela Secretaria de Cultura, relativas a este concurso.
4. DA PREMIA?O
As 03 fotografias melhores classificadas, segundo o critério já exposto, receberão uma Placa Comemorativa Especial denominada Pe. Tadeu Dziedzic, criada especialmente para este Concurso e que intenciona enaltecer a memória deste personagem responsável, entre outros, pelo filme do Cinqüentenário de Irati e de inúmeras fotos feitas com a primeira máquina fotográfica automática que se tem notícia no município. A placa se destina a reconhecer o esforço do participante que contribui com a Memória Histórica do Município.
5. DA PREMIA?O
1º LUGAR: R$ 500,00 + Placa
2º LUGAR: R$ 300,00 + Placa
3º LUGAR: R$ 200,00 + Placa
Para as fotografia Recriar o Tempo (presente/passado)
Categoria apresentada como contemporânea, que se propõe estimular os participantes a recriar uma foto antiga no momento presente. Mesmo lugar, mesmas pessoas, mesmos componentes de cenário, apenas em outro tempo, ou seja, atual. Vale a criatividade!
Precisa ficar caracterizado a reprodução; para isso é condição de validade a foto antiga aparecer, segura pelas mãos do fotógrafo. A foto antiga pode ser encaixada no momento presente ou então reproduzir a cena.
?? importante para validá-la que haja a identificação do local, personagens, etc...
Premiação para as 3 melhores fotos. Farão parte da Exposição as 10 melhores fotos
DA PREMIA?O
1º LUGAR: R$ 500,00 + Troféu
2º LUGAR: R$ 300,00 + Troféu
3º LUGAR: R$ 200,00 + Troféu
Disposições finais:
1. Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitem o uso pelo Concurso para a divulgação nas Exposições da Prefeitura Municipal de Irati / ALACS e seus parceiros e nas mídias eletrônicas e impressas e autorizando suas obras para compor o Arquivo da Secretaria da Cultura e do Patrimônio Histórico da Cidade de Irati-PR.
2. As fotografias em papel, bem como os arquivos digitais não serão devolvidos, pois farão parte do Acervo da Secretaria de Cultura. Esta é uma condição obrigatória para o participante.
3. A Comissão Julgadora é soberana; compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
4. Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a e decreto nº 70.951/72, artigo 30.
5. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil.
6. Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.
7. Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria da Cultura de Irati, acadêmicos da ALACS, funcionários das empresas que prestam apoio a este concurso.
8. Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail:
[email protected]
9. O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, conseqüentemente, do respectivo participante.
10. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.