Publicado em: 09/10/2013 00:00
Conforme a Lei 17.673 de 10/09/2013, foi instituído no Paraná o dia 9 de cada mês como o Dia de Ação Contra a Dengue, com o objetivo de intensificar as ações, e de sensibilização da população nas atividades no combate ao Aedes aegpti.Nesta quarta-feira (9), as ações iniciaram em Irati com palestras de conscientização nas escolas.
O Paraná está em alerta, pois prevê uma nova epidemia de dengue para 2013/2014. O vírus da dengue tipo 4 está circulando e, devido a isso, Irati precisa ter muita cautela, pois a cidade não entrou em contato com nenhum tipo de dengue e, caso venha a ter qualquer uma delas, poderá causar uma epidemia, pois a população está sensível ao vírus.
A resolução da SESA nº 029/2011, fortalece as ações e medidas para prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypit. Através de norma técnica, todos os estabelecimentos públicos ou privados, comerciais e/ou industriais serão obrigados a apresentar um Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue (PGPCD) quando solicitado pela autoridade sanitária local.
FOCOS
A cada dois meses a equipe de endemias faz um levantamento de índice de vetor (mosquito ou suas larvas) e, o resultado de janeiro a setembro mostra que foram encontrados quatro focos de larvas do Aedes aegypti. Vamos continuar a realizar eventos de divulgação. A população já sabe quais são os meios de proliferação do vetor, mas precisa participar e ser responsável pelo seu imóvel, diz o secretário de Saúde, Anderson Sprada.
PREVEN?O
Até hoje Irati só teve um caso de dengue importado, ou seja, pessoa que contraiu o vírus fora da cidade. Os agentes de endemias frisam que a participação de todos nesta ação, é de suma importância no combate ao vetor. A conscientização da população e a mudança de hábitos são as melhores armas nesta guerra.
O trabalho dos agentes de endemias consiste em realizar visitas periódicas a comércios, residências, cemitérios, indústrias e terrenos baldios para averiguar possíveis criadouros, para tratar e eliminar os depósitos. Dessa forma, a secretaria municipal de Saúde solicita à população que colaborem com o trabalho de prevenção, mantendo os cachorros presos durante as inspeções.
CUIDADOS
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Deve-se manter recipientes, como caixas dágua, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. Não se deve deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
A DOEN??A
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
?? bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto: Divulgação - Secretaria Municipal de Saúde