Rua da Cidadania, Luz e Cultura no Coração da Cidade Para Iluminar o Natal de Irati

Publicado em: 22/11/2013 00:00

A travessa Frei Jaime estará fechada a partir da próxima semana para circulação de veículos como parte das festividades de Natal. A travessa Frei Jaime em frente à Associação Comercial de Irati -ACIAI, localizada entre as ruas Coronel Emílio Gomes e Alfredo Bufrem, tem projeto na Câmara de Vereadores, n° 102/2013, para se tornar um local de cidadania para Irati. Já manifestaram apoio a Associação Comercial de Irati, a Câmara da Mulher Empreendedora de Irati, FIEP, representantes do Detran/PR, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, o Conselho de Urbanismo, Conselho de Trânsito, formadores de opinião na cidade e também os comerciantes e moradores do local. O ponto, que será chamado de Rua da Cidadania vai ser fechado para circulação de veículos, servindo apenas aos pedestres em eventos festivos, cívicos e culturais. A ideia é criar um espaço destinado à vida cultural, bem como de lazer e de encontro das pessoas. Segundo Odilon Burgath, prefeito de Irati, tornar um local na cidade mais agradável, acessível, acolhedor e seguro para as pessoas por meio de medidas simples são o que muitos gestores públicos vêm tentando fazer. Irati vai receber um lugar assim, de cidadania e confraternização, um ponto de encontro, uma RUA DA CIDADANIA anunciou. A Diretoria da ACIAI se posicionou favorável ao fechamento da Trav. Frei Jaime para criação de uma rua para uso popular que sirva como espaço para a cultura, lazer, cidadania, feiras, festividades, apresentações e atividades comerciais. Segundo, Rogério Luis Kuhn, pres. da ACIAI, entendemos que o local é o mais democrático e central possível e, toda a cidade poderá se beneficiar desse espaço, comenta. A ACIAI entende que não será um calçadão com fins comerciais única e exclusivamente. Esse local futuramente será uma atração turística para os cidadãos iratienses e outros visitantes. Precisamos de locais como esse para uso do cidadão, de sua família e de amigos, complementa. Na última quinta-feira (07), a reunião da Câmara da Mulher Empreendedora de Irati recebeu a primeira dama do município Andreia Seidl e equipe da PROVOPAR, juntamente com secretário de Indústria e Comércio Estanislau Fillus, a secretária de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desporto de Irati Claudete Basen, o presidente da ACIAI, Rogério Luis Kuhn e o representante do Sindicato do Comércio, Rogério Vosnika para tratar da Campanha de Natal 2013, que fechará o local temporariamente, 25 de novembro de 2013 até 06 de janeiro de 2014, para as festividades. Segundo Andreia Seidl e secretários municipais que apresentaram a campanha de Natal e o projeto para a Rua da Cidadania a ocasião das festas de fim de ano vão servir como um importante momento para que a população se acostume e opine sobre o projeto, segundo a primeira dama as apresentações natalinas irão movimentar o município com luzes e muita alegria comenta.