Vinte famílias rurais são contempladas com moradias

Publicado em: 05/12/2013 00:00

Conquista inédita foi possível devido ao trabalho efetivo da Prefeitura Municipal Ascom Prefeitura de Irati Através do Programa Minha Casa, Minha Vida, 20 famílias de produtores rurais de Irati estão realizando o sonho da casa própria. A assinatura dos contratos foi realizada na segunda-feira, 02, nas dependências da Prefeitura Municipal. Esta é a primeira vez que o Município de Irati trabalha efetivamente na conquista de habitações rurais, e a partir de 2014, as Secretarias de Agricultura e de Bem Estar Social, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS), vão desenvolver ações ainda mais efetivas para diminuir a demanda por moradias na área rural. O prefeito Odilon Burgath destaca que esta é a primeira vez que o Minha Casa, Minha Vida vai atender produtores rurais por intermédio da Prefeitura Municipal. Este número de 20 famílias beneficiadas ainda está longe do ideal, pois sabemos que hoje muitas delas que vivem no meio rural precisam de uma casa com condições dignas de moradia. Esta foi a primeira conquista, e a partir de agora vamos buscar novas formas de trabalhar e intensificar as ações para obtenção de novas residências, acrescenta. Conforme o secretário de Agricultura, Cláudio Ramos, o primeiro passo para definição dos contemplados pelo Programa foi o contato da Secretaria nas propriedades rurais, e a seleção dos produtores com base nos critérios definidos pelo Governo Federal. Em seguida, o CMDRS foi responsável pelo aval das famílias contempladas. Hoje temos 3.695 famílias cadastradas dentro da agricultura familiar em nosso município e mais de quatro mil propriedades rurais. Sabemos que neste contexto, há uma grande carência por habitação, mas que através de ações mais efetivas com certeza teremos ótimos resultados, salientou Ramos. Cada residência terá 46,70m² e um subsídio de R$28.500,00. Os beneficiários farão o pagamento de apenas quatro parcelas anuais de R$285,00 cada, totalizando R$1.140,00. O início das obras será neste mês de dezembro e o prazo para conclusão é de 12 meses. O programa é uma parceria do Município com o Governo Federal, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Emater (Governo do Estado) e Banco do Brasil. Na oportunidade, também foram entregues os projetos das residências às famílias e também apresentados cursos que serão oferecidos aos beneficiários. Dentre as opções estavam capacitações na área de hortas, jardins, proteção de fontes e conservação de alimentos. Os produtores terão dois cursos disponibilizados ao longo de 2014. As famílias contempladas pelo Minha Casa, Minha Vida são das seguintes localidades: Itapará; Linha Iratizinho; Cerro da Ponte Alta; Faxinal do Rio do Couro; Campina de Gonçalves Júnior; Volta Grande; Mato Queimado; Gonçalves Júnior; Taquari; Água Clara; Serra dos Nogueiras e Linha B de Gonçalves Júnior.