Publicado em: 05/02/2014 00:00
Por determinação do prefeito de Irati, Odilon Burgath, o secretário Municipal de Finanças, Luis Valdir Slompo de Lara iniciou em 2013 o projeto de modernização do Imposto Sobre Serviços (ISS), e no próximo sábado, 01 de fevereiro, o novo sistema entra em vigor. O projeto visa promover autonomia aos empresários, contadores e demais envolvidos, além da redução de custos nas operações fiscais e do tempo para cumprimento das obrigações acessórias, otimização das operações do dia-a-dia, atualização da legislação tributária, integração e troca de informações entre contribuintes, contadores e Municípios.
A Fintel Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Irati criaram todo um plano de implantação, que desde o início, tinha como objetivo ser transparente aos usuários causando o menor impacto possível a todos. Segundo o secretário, neste plano foram consideradas reuniões com contadores, empresários e desenvolvedores de software; treinamentos de todos os usuários internos e externos, além dos investimentos na infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) do Município.
A Secretaria de Finanças juntamente com seus departamentos vem, nos últimos meses, preparando todos os ambientes envolvidos para implantação do novo Sistema de Gestão e Controle do ISS, o Fintel ISS. Atualmente o projeto do software está na fase de treinamento dos contribuintes e contadores, e no próximo dia 01 (fevereiro) iniciará as operações fiscais, salienta Lara.
TREINAMENTOS
Para participar dos treinamentos os usuários devem realizar a inscrição online no próprio sistema. Para isso bastar acessar o site da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br) e clicar no link FINTEL ISS Sistema de Gestão de ISS. Os treinamentos ministrados estão abordando os seguintes assuntos:
- Operacionalização da Nota Fiscal Eletrônica: prazos para cancelamento; emissão de RPS; utilização do Certificado Digital; credenciamento de desenvolvedores;
- Declarações Mensais de Serviços Prestados e Tomados: obrigatoriedade da Declaração Mensal de Serviços Tomados; integração com sistemas contábeis;
- Emissão da Autorização de Impressão de Documento Fiscal: emissão automática pelo próprio contribuinte;
- Novas Ferramentas e procedimentos de Fiscalização Tributária;
- Integração do sistema municipal com os sistemas contábeis e sistemas de gestão dos contribuintes;
- Implantação do Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC): novos canais de atendimento.
Para o secretário de Finanças, a participação dos usuários, empresários e contadores é imprescindível para que as obrigações acessórias impostas pela legislação municipal possam ser cumpridas e todos os processos transcorram normalmente. O novo Sistema de Gestão do ISS adotado pela Prefeitura de Irati vem de encontro com as necessidades do Município, propiciando a todos os envolvidos direta ou indiretamente, uma série de novidades que serão um marco na história do Município, complementa.
Dentre estas novidades está o Recibo Provisório de Serviços para Nota Fiscal Eletrônica; Recibo Eletrônico de Retenção; Autorização de Impressão de Documentos Fiscais Digital, e mais tarde, a Fiscalização Eletrônica, que permitirá aos contribuintes o acompanhamento dos processos fiscais em tempo real (online), através do uso do certificado digital.
A implantação do novo sistema é um avanço tecnológico que permitirá maior agilidade aos seus usuários, facilitando as rotinas contábeis, além de permitir uma melhor gestão do ISS com a expectativa de incremento da arrecadação deste imposto. Este é um passo importante na modernização da Administração do Município de Irati, finaliza Lara.
Ascom Prefeitura de Irati