Irati sediou encontro de formação do Conselho Estadual de Cultura

Publicado em: 05/03/2012 00:00

Buscando reparar as arestas culturais que existem no interior do Paraná, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras municipais, vem organizando encontros nas macrorregiões para debater os rumos da cultura no Estado. Em Irati, na última sexta-feira (02), 25 municípios da região Centro-Sul se reuniram para avaliar o cenário cultural. Os encontros têm o objetivo da indicação e escolha dos membros para a formação do Conselho Estadual de Cultura. O evento foi promovido pelo coordenador de incentivo à Cultura da Secretaria de Estado, Mauricio Cruz. A palestra abordou o Programa de Incentivo e também orientou sobre o Sistema Estadual de Cultura. Mauricio Cruz explicou que todo o Paraná apresenta uma defasagem em relação à cultura. Vamos mudar esse cenário. A ordem é descentralizar o tema. Sabemos que as ações culturais tem um resultado prático de longo prazo, por isso a urgência de recuperar o tempo perdido e se investir em iniciativas na área, expõe Cruz. O secretário municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski, destacou a relevância cultural da região para o Estado. Temos uma grande mistura de etnias, que acabaram por enriquecer nossa história e nossos costumes, comentou Ruteski. Para o coordenador municipal de Cultura, Julio Cesar Dias, a nova forma de atuação do Estado deve trazer mais investimentos e iniciativas. Agora temos um importante aliado na realização dos eventos culturais no interior do Estado. Com uma melhor organização, teremos mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento do setor, avaliou Dias. Iniciativa Durante o encontro, Mauricio Cruz explicou aos dirigentes municipais como deverá funcionar o Conselho Estadual, e como serão realizadas as eleições dos representantes das macrorregiões e dos membros setoriais para a composição do conselho. Dos 36 titulares que compõe o conselho, oito são representantes das macrorregiões do Paraná e 10 representam as áreas culturais. Até o dia 11 de abril, deve ser apresentada pelos municípios a relação dos candidatos a conselheiros. Está previsto para acontecer no dia 14 de abril em Irati, a eleição do conselheiro da macrorregião, entre os nomes propostos ao Conselho. Mais informações sobre o Conselho Estadual de Cultura podem ser obtidas através do site www.cultura.pr.gov.br, ou pelo telefone (42) 3907 3157.