Publicado em: 28/02/2014 00:00
Preocupados com a atual situação em que se encontra o Clube Guamiriense, lideranças do distrito de Guamirim estiveram nesta semana reunidos com o prefeito de Irati, Odilon Burgath, para solicitar projeto de construção de um novo espaço. Também participaram do encontro os vereadores Valdenei Cabral da Silva (Nei Cabral) e Antonio Celso de Souza (Xoxolo), e o ex-vereador Laudelino Antonio Filipus.
O prefeito apresentou a atual situação em que o Município se encontra, com grandes dificuldades de orçamento, sendo aproximadamente 40 convênios assinados e que precisam de recursos de contrapartida. Muitos deles datam de anos anteriores e inclusive, estão com valores defasados e que exigem um investimento ainda maior do Município, completou.
Odilon explicou que, primeiramente, para que seja investido no Clube, seja com recursos próprios ou emenda parlamentar, é necessário que o patrimônio pertença ao Município. Mesmo que tenhamos uma emenda parlamentar, nenhuma obra se realiza sem a contrapartida do Município. Vamos buscar uma definição junto às secretarias competentes para o orçamento. Queremos realmente fazer este projeto, mas ele tem que ser feito com responsabilidade, destacou.
O vereador Nei Cabral disse que o projeto é um sonho da comunidade que vai beneficiar tanto o setor religioso, como esportivo. Ficamos felizes com a transparência em que nos foi exposta esta situação. ?? importante que sejamos realistas e levemos o que de fato está acontecendo ao conhecimento da população, completou.
Para a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, Claudete Basen, a obra seria um grande passo na descentralização da cultura para o interior da cidade. O lazer e o acesso a arte fomentam o ser humano. Queremos muito fazer este projeto, mas dentro das nossas possibilidades financeiras, acrescentou.
Temos que nos unir porque estamos passando por um dos momentos mais difíceis de nossa história. Quando assumi a Prefeitura, não esperava que a situação estivesse tão crítica. Grandes obras foram iniciadas sem que houvesse a previsão orçamentária, por isso hoje temos que ter muita responsabilidade, finalizou Odilon.
Secom Prefeitura de Irati