Publicado em: 14/03/2014 00:00
O Departamento Técnico e de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta semana um curso sobre Adaptação Curricular, destinado a professores que trabalham na Educação Especial e a coordenadoras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Irati.
A secretária de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi conta que curso propõe aos educadores a melhor forma de inclusão e diversidade na sala de aula de alunos com deficiência visual, auditiva, intelectual e com transtornos globais do desenvolvimento (por exemplo, autistas), analisando todas as adaptações de acesso para que esses possuam uma educação de qualidade.
Pensar em políticas públicas é pensar em sistemas educacionais inclusivos, tendo a escola como espaço fundamental na valorização da diversidade e da cidadania. Tal cidadania é construída na instituição mediante a realização de currículos abertos e flexíveis, que não traduzam o interesse de determinados grupos. Ou seja, que não estejam imersos em relações sociais de poder, tornando-se um espaço disputado, contestado ou conflitivo, pois todos os aspectos das políticas ou práticas curriculares podem favorecer ou dificultar a atenção à diversidade, ressalta a secretária.
Segundo Cláudia, o currículo é uma construção social ligada a um momento histórico. A sua compreensão como um território político que esteja intrinsecamente comprometido com a heterogeneidade e as diferenças culturais que compõem a realidade educacional, sugere uma visão renovada e ampliada de currículo, tendo ligação estreita com o conhecimento e com a cultura, enfatizando-o como prática cultural e de significação para alunos com ou sem necessidades educacionais especiais.
A adaptação visa a oportunidade aos alunos de idênticas possibilidades e direitos, efetivando não apenas a igualdade de oportunidades, mas oferecendo a equidade de condições. A ideia é que a adaptação curricular seja uma prerrogativa para a celebração das diferenças em sala de aula, contrariando a visão tradicional de que todos os alunos aprendem da mesma forma e no mesmo ritmo, conclui a secretária.
Secom Prefeitura de Irati