Publicado em: 04/04/2014 00:00
Com o objetivo de criar oportunidades de geração de trabalho e renda, contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável da família e melhorar as condições de acesso e permanência no mercado de trabalho, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lagoa desenvolve o projeto Mulheres em Ação. Atualmente, três grupos de mulheres do bairro Lagoa, Alto da Lagoa e Vila Raquel participam das oficinas e atividades desenvolvidas pelo projeto.
Os trabalhos são feitos a partir das diretrizes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O grupo também discute situações e assuntos pertinentes ao sexo feminino, capacitando mulheres em relação aos seus direitos, deveres, potencialidades, autonomia e afetividade, por meio de ações socioeducativas, com vista ao fortalecimento pessoal e profissional.
Desde o início do ano já foram promovidas diversas oficinas com os grupos de mulheres, como pintura em pano de prato com giz de cera e arte em EVA, além dos cursos profissionalizantes de confeccionador de bijuterias que já iniciou na Escola Mercedes Braga, do Alto da Lagoa, e o de manicure e pedicure que começa neste mês na Escola da Vila Raquel.
A equipe técnica do Cras, a partir da demanda do grupo, idealizou ainda uma oficina de preparo artesanal de alimentos a base de chocolate. Acreditamos que ao proporcionar ao grupo de mulheres um curso de preparo artesanal de alimentos a base de chocolate, estaremos oferecendo o aperfeiçoamento ou iniciação no mercado de trabalho, destacam os integrantes do Cras. Como resultado do curso, as próprias mulheres irão confeccionar os chocolates que serão entregues aos participantes dos grupos.
Os encontros do projeto Mulheres em Ação são realizados de acordo com o seguinte cronograma: na Lagoa nas segundas-feiras; no Alto da Lagoa nas quartas-feiras ,e na Vila Raquel nas sextas-feiras.
Secom Prefeitura de Irati