Irati promove palestra sobre prevenção ao uso de drogas e tratamento para dependentes químicos

Publicado em: 29/09/2022 17:09

Na tarde desta quinta-feira (29), a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Ambulatório de Saúde Mental, realizou uma palestra a prevenção ao uso de drogas e o caminho do tratamento para dependentes químicos, com José Augusto Soavinski. O evento acorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de aproximadamente 100 participantes, oriundos da área da Saúde, Educação, Assistência Social, Comunidade Betânia, Santa Casa e outras.

José Augusto Soavinski é economista e palestrante sobre prevenção contra as drogas. Ele é codependente, pois tem um filho que é dependente químico em tratamento. "Eu atuava na área da prevenção do uso de drogas e passei também para o tratamento, pois sei, pela minha experiência, que a família fica impotente e não sebe onde pedir ajuda quando alguém dentro de casa usa drogas", disse o palestrante.

Ele explica que a dependência química não tem cura, mas tem tratamento que torna possível a pessoa se reorganizar na vida. "Esse trabalho acontece por meio do poder público, da sociedade, das igrejas e comunidades terapêuticas", afirma José, acrescentando que as comunidades terapêuticas são o caminho de ajuda daqueles que pereceram nas drogas durante anos. E para ajudar as pessoas que não têm condições financeiras de fazerem o tratamento, há as vagas sociais custeadas pelos governos federal, estadual e municipal.

Atualmente, a população conta com ferramentas que estimulam a prevenção, como os Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas, a Assistência Social com os CRAS e CREAS, Conselho Tutelar, Proerd da Polícia Militar e outros órgãos.

De acordo com o palestrante, a idade de maior perigo para entrar no uso das drogas é entre 12 e 19 anos. "Para combater isso, a espiritualidade é muito importante, uma família que convive junto em uma refeição, que se preocupa com os abraços, elogios, com a tarefa da escola. Isso é qualidade de vida, não é ser rico, e sim de viver bem entre a família", destacou.

Para finalizar, José Augusto Soavinski menciona uma frase de empatia. "Jamais prive uma pessoa de esperança, dê a ela uma terceira chance e ame quando ela menos merece, pois é aí que ela mais precisa".

Mais informações sobre o assunto, em Irati, podem ser obtidas pelo telefone do Ambulatório de Saúde Mental (42) 3132-6385.