Castração de mascote de escola solicitada por vereadores mirins é atendida pela Prefeitura

Publicado em: 15/03/2023 09:50

A Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Defesa Animal, atendeu um pedido especial dos vereadores mirins da legislatura de 2022. Representantes da Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, localizada na comunidade rural de Rio do Couro, em reunião com o prefeito Jorge Derbli, solicitaram a castração da Tereza, uma cadela que é mascote dos estudantes.

De acordo com o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, o procedimento foi realizado e Tereza já recebeu alta e voltou para o convívio com os alunos. “Ficamos felizes em colaborar e atender esse pedido das crianças, que desde cedo aprendem o respeito e o amor aos animais”, comenta.

No final do ano passado, os integrantes da Câmara Mirim, projeto de educação e cidadania desenvolvido pela Câmara Municipal de Vereadores, com parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visitaram a Prefeitura e em reunião com o prefeito Jorge Derbli solicitaram melhorias em suas comunidades, bairros e escolas. Já o vereador mirim Alexandro Kanarski, junto com o suplente Matheus Maneira, fez o pedido para a castração da mascote, o qual foi encaminhado para a Secretaria de Defesa Animal.

De acordo com o professor e vereador, Hélio de Mello, a Tereza conquistou as crianças com seu jeito. “Ninguém quis encaminhar ela para uma casa ou outro espaço, pois já faz parte do convívio com as crianças, com suas brincadeiras. Os vereadores mirins, junto com os outros alunos e professoras, resolveram fazer a indicação para que o Município realizasse a castração e neste ano deu certo”.

A cadela está bem, ainda em processo de recuperação da cirurgia e recebendo muito carinho dos estudantes. “Ela já faz parte da vida dos alunos”, ressalta Mello.
A Câmara Mirim deve eleger novos representantes em 2023, ainda neste primeiro semestre.

CASTRAÇÕES - Irati foi um dos Municípios contemplados pelo programa do Governo do Estado, CastraPet. No no Pavilhão do Parque Aquático, foram aproximadamente 300 animais (cães e gatos) castrados. A iniciativa contou com parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Animal e Meio Ambiente.
Em Irati, em breve, também haverá o programa municipal de castração, que vai atender principalmente os animais que estão nas ruas.

ATENDIMENTOS – Desde outubro do ano passado, a Secretaria de Defesa Animal conta com atendimentos de emergência para animais de rua do município. A Prefeitura custeia o atendimento veterinário, nas clínicas credenciadas. O serviço é feito com a colaboração das pessoas que atuam voluntariamente como tutores temporários, cuidando dos animais (cães e gatos) em suas casas após o atendimento veterinário.