Bloomsday chega à sua 12ª Edição em Irati

Publicado em: 07/06/2023 14:46

No dia 16 de junho, celebra-se anualmente o "Bloomsday", data comemorativa internacional alusiva ao personagem Leopold Bloom, do romance "Ulisses", publicado em 1922 pelo escritor irlandês James Joyce. Em Irati, a primeira celebração do Bloomsday foi organizada em 2011 por Edson Santos Silva, professor associado de Literatura no Departamento de Letras (Delet) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Em 2023, o evento está chegando à sua 12ª edição, a primeira presencial desde 2020, quando passou a acontecer de forma virtual, em razão das medidas de contenção à COVID-19. "É um evento que congrega todas as formas de arte e expressões culturais. O objetivo maior, ou seja, o grande pretexto que reúne toda essa riqueza e diversidade, é a exaltação a uma obra de relevância para a literatura mundial, que é Ulisses", aponta Edson.

SOBRE O LIVRO

O romance modernista "Ulisses", de James Joyce, foi lançado no ano de 1922, em Paris, na França. É comumente descrito como uma adaptação moderna do poema épico "Odisséia". A Odisséia foi escrita na Grécia Antiga, com autoria atribuída a Homero, e narra o regresso de Odisseu, (ou Ulisses, como era chamado no mito romano), herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra. Odisseu leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

Em contrapartida à Odisséia de Homero, que trata de uma história longa sobre heróis místicos, deuses, figuras mitológicas e grandes viagens por mares e por terra, o romance "Ulisses", de James Joyce, propõe-se a tratar sobre um dia (16 de junho de 1904) na vida de um pequeno grupo de pessoas, sob a ótica de um cidadão comum: o personagem Leopold Bloom, um judeu irlandês que vendia anúncios para um jornal impresso, no restrito cenário da cidade de Dublin, na Irlanda. No entanto, esta história é contada de forma a descrever os diversos pormenores da experiência humana, buscando trazer à luz as narrativas heroicas que existem na vivência cotidiana de cada indivíduo. "É uma epopeia da vida comum", descreve o professor Edson. "Todo o romance contemporâneo nasce do Ulisses. Eu diria que, com este livro, James Joyce repete a revolução causada por Miguel de Cervantes com Dom Quixote. É impossível hoje se falar em romance contemporâneo, sem abordar Ulisses, uma obra que mescla várias vertentes culturais: crônica, conto, novela, teatro, receita. Tudo isso sendo permeado em um recorte de 24 horas na vida dos personagens", destaca.

No Brasil, foram publicadas três traduções da obra. A mais recente delas é do paranaense Caetano Waldrigues Galindo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1998, mestre em Letras pela mesma universidade, e doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Esta tradução de Ulisses rendeu ao tradutor curitibano o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o prêmio literário da Academia Brasileira de Letras.