Prefeitura firma parceria para desenvolvimento de hortas comunitárias

 

Publicado em: 05/02/2025 11:16 | Fonte/Agência: Secom/Ana Moraes

Whatsapp

 

Diversas instituições vão contribuir com o projeto

Na segunda-feira (03) e terça-feira (04), a Prefeitura de Irati, representada por Laís Silva, Diretora do Departamento de Elaboração de Projetos da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Planejamento, realizou reuniões com membros do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Instituto Federal do Paraná – Campus Irati, Centro Universitário Campo Real Irati, Associação Mulheres que Lutam, Associação dos Moradores da Vila Nova e Clube de Mães para estabelecer uma parceria voltada ao desenvolvimento das hortas comunitárias do Programa "Irati + Eco Inovação". Os encontros ocorreram na Associação Mulheres que Lutam e no Clube de Mães.

O projeto de hortas comunitárias faz parte do Programa “Irati + Eco Inovação” e tem como objetivo envolver ativamente a comunidade, promover a conscientização socioambiental e destacar a importância das hortas como ferramentas de educação, segurança alimentar e sustentabilidade. Durante as reuniões, foram discutidos os trâmites para o início das hortas, sendo que uma será implantada no Campus do Instituto Federal e outra no Clube de Mães, ao lado do CRAS da Vila Nova. Os alimentos produzidos serão destinados à sopa preparada pela Associação Mulheres que Lutam e também à comunidade da Vila Nova.

Diva Martini, coordenadora do Provopar, destacou a relevância do projeto, e ressaltou que ele poderá auxiliar na manutenção dos serviços já prestados pela Associação Mulheres que Lutam e também aos moradores do bairro Vila Nova. “Estou muito feliz e grata pelo Provopar fazer essa ponte. Estamos à disposição para ajudar em tudo que for possível”, afirmou.

Vera Gabardo, fundadora da Associação Mulheres que Lutam, comentou sobre o “dia da sopa”, em que as participantes da associação e ela mesma preparam a refeição para distribuição gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo Vera, cerca de 200 famílias são atendidas na Vila São João e outras 60 na Vila Raquel. “A sopa é feita uma vez por mês, sempre às quartas-feiras. Também produzimos pães, sonhos e pastéis para arrecadar fundos e continuar com nossas ações”, explicou.

Laís Silva, Diretora do Departamento de Elaboração de Projetos, destacou que a ideia da horta comunitária é expandir o projeto para outros bairros no futuro. “As hortas na Vila São João e na Vila Nova serão projetos-piloto, servindo de exemplo para as próximas iniciativas”, afirmou.

Rosângela Fioreli Setnarski, Chefe de Gabinete do Campus do Instituto Federal de Irati, representou a Diretora-Geral, Patrícia Bento Tiuman, e esteve acompanhada por Lillian Bastian, técnica de laboratório de Agroecologia. Rosângela destacou que os alunos ficam entusiasmados com projetos como esse e que, ao saberem da destinação dos alimentos produzidos, podem se sensibilizar ainda mais. “Queremos contribuir”, disse. A Chefe de Gabinete também mencionou a necessidade da construção de uma estufa para o cultivo de alimentos em diferentes épocas do ano.

Angelo Delponte, Diretor da Campo Real em Irati, ressaltou que a horta comunitária reforça o compromisso social da instituição, permite que os alunos apliquem seus conhecimentos na prática e contribuam diretamente com a comunidade. Segundo ele, essa é uma forma de retribuir à sociedade e promover o bem-estar, valores fundamentais da Excelência em Ensino.

Na reunião realizada no Clube de Mães, também estiveram presentes Giovani Miguel dos Santos e Cleodete de Souza, Presidente e 2ª Secretária, respectivamente, da Associação dos Moradores da Vila Nova. O casal agradeceu a parceria das instituições envolvidas no projeto.

A implantação das hortas comunitárias demonstra a importância da união entre instituições de ensino, organizações sociais e o Poder Público para transformar a realidade de comunidades, que garante alimentos para quem precisa e incentiva a participação coletiva em ações sustentáveis. Com os projetos-piloto na Vila São João e na Vila Nova, há a expectativa de que a iniciativa cresça e beneficie ainda mais bairros da cidade.