Irati investe em merenda de qualidade e fortalece agricultura familiar

 

Publicado em: 14/02/2025 08:43 | Fonte/Agência: Ana Moraes/Secom

Whatsapp

 

Cidade destina 30% dos recursos da alimentação escolar para produtores locais

Com o início do ano letivo nas escolas municipais, a Prefeitura de Irati reforça seu compromisso com a qualidade da merenda escolar ao destinar 30% dos recursos da alimentação escolar para a agricultura familiar. Os alimentos são processados no Centro de Processamento de Alimentos e distribuídos semanalmente para as escolas do município. A iniciativa garante refeições nutritivas para os estudantes, fortalece a economia local e beneficia diretamente os produtores rurais.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Elicéia Szereda, o compromisso com a qualidade da alimentação escolar é uma prioridade. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar traz recursos para podermos gastar 30% desse valor com agricultura familiar. Esse investimento retorna para o município, gerando renda para os agricultores locais”, explica.

 

No Centro de Processamento de Alimentos, os produtos passam por um rigoroso controle de qualidade antes de serem enviados às escolas. No local, uma engenheira de alimentos acompanha todo o processo e faz a intermediação entre os produtores e a Administração Municipal.

“Aqui no Centro de Processamento de Alimentos, recebemos semanalmente verduras e frutas que são destinadas às escolas do município. Toda semana chegam alimentos agroecológicos, todos de excelente qualidade, e fazemos entregas para as escolas”, destaca Daniele Schlumberger, engenheira de alimentos responsável pelo setor.

Os produtos são adquiridos por meio da Associação do Guamirim (ASCORG) e da Associação Agroecológica São Francisco de Assis, que reúnem agricultores familiares da região. Com isso, a merenda escolar em Irati não apenas garante uma alimentação equilibrada para os alunos, mas também fortalece a economia local e incentiva a produção sustentável.