Irati marca presença na Expo Turismo Paraná com cortejo cultural e divulgação regional

 

Publicado em: 01/04/2025 14:11 | Fonte/Agência: Ana Moraes/SECOM

Whatsapp

 

Evento do Governo do Estado reforça a identidade cultural e promove o turismo regional 

A cidade de Irati participou da 29ª edição da Expo Turismo Paraná, um evento promovido pelo Governo do Estado do Paraná, realizado nos dias 27 e 28 de março, em Curitiba. O evento reuniu representantes do setor turístico para exposições, feira gastronômica com degustações e atividades interativas. O objetivo foi impulsionar o turismo no Paraná, fortalecer a indústria e divulgar as potencialidades turísticas do Estado.

Durante a feira, Irati contribuiu com a programação por meio da apresentação “Terra dos Pinheirais, Os Encantos da Natureza e a Diversidade no Encontro de Culturas”, um cortejo cultural organizado pela ADECSUL - Agência de Desenvolvimento da Região Centro-Sul do Estado do Paraná, em parceria com a Secretaria de Cultura de Irati. A performance percorreu a feira, destacando a história, a natureza e a cultura local, com a participação de personagens históricos, elementos da fauna e flora, além do canto dos Guarani da Aldeia de Inácio Martins. O objetivo da apresentação foi divulgar o potencial turístico dos 11 municípios que compõem a região: Irati, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Guamiranga, Teixeira Soares, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Inácio Martins, Guarapuava e Prudentópolis.

Conforme Adriano Godoi, Diretor de Turismo de Irati, a Expo Turismo Paraná é um dos maiores eventos do setor no Brasil. “Irati esteve presente em busca de conhecimento sobre novas políticas públicas, estreitando parcerias e promovendo as riquezas turísticas de nossa cidade e região”, destacou.

O presidente da ADECSUL, Murilo Lima, destacou a Expo Turismo Paraná como uma oportunidade de ampliar o networking e trocar experiências com representantes do setor turístico de todo o Brasil. “O evento reúne cidades e regiões de todo o país, permitindo aprender e conhecer novas tendências. O turismo rural tem ganhado destaque, e queremos trazer essas novidades para Irati e região”, completou.

Murilo também valorizou a apresentação do cortejo cultural “Terra dos Pinheirais, Os Encantos da Natureza e a Diversidade no Encontro de Culturas””, organizado pela ADECSUL em parceria com a Secretaria de Cultura de Irati. “Foi um trabalho que reuniu as etnias da região para divulgar nossa diversidade cultural”, completou.

Fabiana Anciutti Orreda, membro da diretoria de projetos da ADECSUL, ressaltou: “foi um trabalho coletivo realizado em tempo recorde. Conseguimos apresentar a identidade da nossa região, valorizando nossas raízes, incluindo os povos indígenas que habitaram essas terras, e destacando nossa diversidade cultural e histórica”.

De acordo com Fabiana Orreda, fizeram parte do cortejo os indígenas, do Povo Guarani Mbya da Terra Indígena Rio d’Areia de Inácio Martins, Micheli Gabriela Jaxika Rocha, Genoario Guyrapa Rocha, Helio Fernandes, Elida Kunã Yvotu Benite, Elizete Takua Rocha, Josiel Kuaray Pires de Lima, Leandro Pires de Lima, que tocaram instrumentos tradicionais e entoaram cantos sagrados. Também os representantes da região: Ana Clara Mattos, como gralha azul; Vitória Karoline Byczkovski, como abelha; José Maria Gracia Araújo, como Pacífico de Souza Borges; Milene Aparecida Galvão, como benzedeira; Márcio de Sequeira, como Visconde de Guarapuava; Jéssica Gonçalves, como agricultura do futuro; Estela Mara Rosa, como dama da honra e flores; Patricia Lubel e Yuri Pauluk, representando ucranianos; Gustavo Munhoz da Rocha Pessoa e Olga Maria Munhoz da Rocha Pessoa, como Alberico Xavier de Miranda, o Barão do Pinho, e Maria da Conceição Miranda; Ana Maria Ferreira, como a grande mãe: Maria, Nhandecy, Gaia; Adriano Godoi, como maestro da música; Luciane Spegiorin Surek, como mulher que oferece o pão e o sal da terra; Murilo de Lima, como trilheiro e guia de turismo; Lorena de Oliveira Santos, como educação, cultura e história; Kilmer Ganzert, como representante dos ninhos das novas ideias; Thamires de Fátima Mendes, como música dos acordeons; e Osvaldir Nunes Pereira, representando o acolhimento. Fabiana Orreda também encenou no cortejo representando as memórias da terra.

Irati segue com investimento na valorização das riquezas naturais e culturais, e do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e preservação da identidade regional.