Novo ponto busca facilitar o acesso dos grupos prioritários
A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (07), a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), já com a vacina atualizada de 2025. A novidade deste ano é o novo ponto de atendimento no Complexo do Idoso, localizado no CT Willy Laars, onde a vacinação acontece exclusivamente para adultos dos grupos prioritários, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Neste primeiro momento, a vacinação é destinada aos grupos prioritários, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. A campanha de 2025 traz uma importante mudança: a vacina contra a gripe agora passa a fazer parte do calendário básico de vacinação de rotina para crianças entre seis meses e menores de seis anos, para idosos com 60 anos ou mais e para gestantes. A meta é vacinar pelo menos 90% dessas populações. Os demais grupos prioritários, como puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, pessoas em situação de rua, profissionais das forças armadas, do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, dos Correios e a população privada de liberdade continuam sendo atendidos durante a campanha, como grupos especiais.
As doses são distribuídas a todas as salas de vacinação de Irati, onde ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacinação segue normalmente, incluindo o atendimento ao público infantil, que pode precisar atualizar outras vacinas do calendário de rotina.
Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação do CPF ou Cartão SUS, da carteirinha de vacinação e de um documento que comprove a condição de pertencimento ao grupo prioritário.
A campanha contará ainda com o Dia D de mobilização nacional, agendado para 10 de maio. A Prefeitura reforça a importância da vacinação como medida eficaz na prevenção de complicações causadas pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria de Saúde ou na unidade de saúde mais próxima.