A castração ajuda a controlar a população de animais e previne o abandono nas ruas
A Prefeitura de Irati, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, realizou na segunda-feira (13), no pavilhão do Parque Aquático, mais uma edição do programa Castrapet, que oferece castrações gratuitas para cães e gatos. A ação foi promovida por meio da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela Defesa Animal no município, com o objetivo de controlar a população de animais e promover o bem-estar dos pets. Desde o início de 2025, 300 animais já foram castrados em Irati por meio da iniciativa.
O programa é voltado especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade, protetores independentes e tutores de animais resgatados. A castração é gratuita e inclui avaliação pré-operatória, cirurgia, medicação e orientações pós-cirúrgicas, tudo com acompanhamento técnico especializado.
Segundo a médica veterinária Daniela Kuczar, uma das responsáveis pelas ações da causa animal no município, o resultado tem sido muito positivo. “Além da redução da superpopulação, temos benefícios como a prevenção de futuros problemas reprodutivos e mais qualidade de vida para os animais. Somente nesta edição foram 125 atendimentos. Em 2025, já chegamos à marca de 300 castrações. Em breve novas edições, feitas pela Prefeitura, serão divulgadas. Quem quiser participar deve procurar a Secretaria e fazer seu cadastro”, explicou.
A professora Josiane Gehrke, que levou a gata da filha para castrar, elogiou a facilidade de acesso. “Estamos muito satisfeitos com essa Secretaria, que está dando muito valor a todos os animais, principalmente aos de rua”, afirmou.
Gabriel Gomes, motoboy e historiador, também aproveitou o atendimento para castrar seu cachorro, Jiraya, e destacou o impacto do programa. “Esse projeto é muito interessante, principalmente para quem não tem condições de pagar pela cirurgia. Isso evita o aumento de animais nas ruas, que muitas vezes oferecem risco à comunidade”, comentou.
O Castrapet é mais uma das ações da Prefeitura de Irati voltadas à causa animal. A expectativa é que novas edições sejam realizadas ainda neste ano. Os interessados devem procurar a Defesa Animal para realizar o cadastro e garantir o atendimento gratuito. As inscrições são feitas de forma contínua, e a Secretaria está sempre aberta para novos cadastros.