CADASTRO MUNICIPAL E ESTADUAL DE CULTURA

Nesta página, trazemos o link de dois importantes Cadastros relacionados ao Setor Cultural, um a nível de município, e outro a nível de Estado. Para ambos os casos, você precisará ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Cartão Cidadão (para verificar o número do PIS/PASEP/NIT), e o Comprovante de Residência (ou Endereço, no caso de Entidades). 

CADASTRO MUNICIPAL

Trata-se do Cadastro de Integrantes e Grupos da Comunidade Cultural de Irati - Paraná, criado por meio da Lei Municipal nº 2909/2009, Artigo 6º. A inscrição dos artistas, agentes culturais, produtores de cultura e representantes de instituições ligadas ao setor cultural neste Cadastro permite que o município tenha uma percepção mais próxima da realidade sobre o cenário cultural iratiense, podendo, a partir destas informações, desenvolver ações e políticas públicas direcionadas de forma mais adequada às demandas da sociedade civil no que diz respeito à Cultura.

Para se inscrever, basta preencher um dos formulários a seguir, sendo um para pessoas físicas, e outro para entidades do setor cultural:

https://forms.gle/KUEjtXPAEAx5jZg86 (Link para Pessoas Físicas)

https://forms.gle/qTNikQnVmYfGxCpS7 (Link para representantes de Entidades)

Também é possível imprimir os formulários que estão disponíveis em formato PDF no rodapé desta página, e levá-los preenchidos à sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada à Rua Quinze de Julho, nº 333, Centro. Ou, ainda, dirigir-se até este mesmo endereço para fazer a impressão e/ou preenchimento deste Cadastro no local. Neste caso, é necessário ir munido dos documentos citados no primeiro parágrafo desta página.

CADASTRO ESTADUAL

Outra importante inscrição a ser feita é a adesão aos Sistemas de Informações Culturais do Estado do Paraná, o chamado "Cadastro SIC". Este portal é composto de um conjunto de sistemas negociais da cultura, interligados por uma base única de cadastros agrupados em categorias, que são comuns a todas as áreas e setores da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Com a participação do maior número possível de produtores de arte e cultura de Irati no Cadastro SIC, o Governo do Estado do Paraná pode fazer um mapeamento fidedigno de quantos artistas e empresas do setor cultural temos em nosso município, bem como em quais áreas culturais cada um participa, tendo acesso a um levantamento do perfil da cultura em Irati, e, da mesma forma que ocorre no município, poder desenvolver ações e políticas públicas melhor direcionadas a este público.

Para se inscrever, basta clicar no link a seguir, inserir o CPF ou CNPJ, e preencher os dados necessários para o pré-cadastro, incluindo um endereço de e-mail.

https://www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente.php

Finalizado este pré-cadastro, será necessário verificar a caixa de entrada do e-mail informado para fazer uma confirmação e, a seguir, finalizar o cadastro com o preenchimento dos demais dados solicitados. Salienta-se que a inscrição no Cadastro SIC é obrigatória para poder participar e eventualmente receber recursos em diversos editais a nível estadual, como o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado (PROFICE), o Memorial de Vivências, entre outros.