Prefeitura de Irati e Defesa Civil divulgam ações, após a maior enchente da história

 

Publicado em: 14/07/2014 00:00

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Em julho, completamos um mês da maior enchente de Irati. Durante o final de semana de 7 de junho, casas foram alagadas, famílias desabrigadas, o comércio foi afetado, ruas viraram rios e todo o acesso ao município foi bloqueado deixando muita destruição. Irati, sem tempo de lamentação, teve que ser ágil e forte. O poder público foi mobilizado, todas as secretarias, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e voluntários trabalharam duro para atender as vítimas e reestabelecer a normalidade na cidade o mais rápido possível. O prejuízo financeiro que ultrapassou a casa dos 30 milhões de reais em danos aos particulares e públicos foi a conta inicial daquela que foi certamente a maior tragédia natural da história de Irati. Felizmente não foram registradas vítimas fatais. Hoje, próximo de completar 107 anos, se enxerga que já conseguimos avançar para que Irati volte a ter motivos para sorrir. Após todo o ocorrido, Defesa Civil, do estado e do município, secretarias municipais e voluntários trataram de garantir condições de reconstrução dos danos, apoiando as famílias atingidas, reconstruindo acessos, bem como adotando medidas preventivas para que a tragédia não se repita. Conheça parte das ações adotadas: Assistência Social Através da Defesa Civil do estado do Paraná, a Assistência Social de Irati, recebeu kits, roupas, alimentos, entre outros utilitários que foram repassados às famílias atingidas pela enchente. A Assistência Social do município, organizou um mapa para que o atendimento aos beneficiários fosse feito, exclusivamente para as famílias que foram atingidas pelas chuvas. Ao todo durante o mês de junho, foram realizados mais de 2000 cadastros de famílias interessadas em receber os recursos oferecidos pela assistência social. A Secretária de Bem Estar Social, Karen Quoos Seidel, ressalta a importância e credibilidade do trabalho feito para atender todas as famílias. ?? importante que todos os munícipes saibam que todos que nos procuraram foram atendidos, e que esse atendimento só foi efetivado mediante cadastro e recibo da entrega desses materiais. Essa medida, muito mais que um controle, foi a alternativa que encontramos para que todas as famílias que foram realmente afetadas pudessem receber as doações da Defesa Civil de forma igualitária, explica Karen. Durante o recebimento das doações de voluntários, o sistema de recebimento e entrega foi organizado para que a PROVOPAR recebesse os donativos e que a Assistência Social realizasse as entregas. Já as doações da Defesa Civil e Receita Federal foram enviadas diretamente a Assistência Social, onde os cadastros estavam sendo feitos e os kits distribuídos para as famílias. Confira os números de doações recebidas pela Defesa Civil do estado do Paraná - 800 cestas e kits de doação - 300 kits de limpeza - 300 kits de higiene - 1000 cobertores - 1000 fraldas - 6000 litros de óleo diesel - 80 colchões de solteiro Além dos kits, serão repassados ao município R$530mil, provenientes de recursos federais. Mas, o trabalho ainda não acabou, a previsão da Secretaria de Assistência Social é de que a assistência a essas famílias ainda ocorra por mais dois meses para que todos possam retomar suas vidas de forma digna. Saúde Irati não teve nenhum caso de leptospirose confirmado, apesar do alto número de pessoas que tiveram contato com a água contaminada durante as chuvas. Casos suspeitos foram diagnosticados nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimentos, porém não houve nenhuma confirmação. Os pacientes atendidos, com suspeita de leptospirose, realizaram exames, que seguiram a recomendação do Ministério da Saúde Guia de Doenças de Notificação e orientações da SESA, como por exemplo, com o envio de amostras sanguíneas depois de 5 dias do início dos sintomas relacionados a leptospirose ao LACEN Laboratório Central do Estado, conforme protocolo. Os atendimentos nos postos de saúde, durante esse período, seguiram as recomendações pautadas em protocolos e fluxos, procedimentos de costume da atenção primária. Orientações foram repassadas aos coordenadores das equipes de saúde da família, bem como aos profissionais do pronto atendimento. Em todas as UBS e PA's foram mais de 780 consultas realizadas aos atingidos pela enchente ou que tiveram contato com as águas da chuva. A maioria dos casos diagnosticados referiam-se a resfriados, infecções de garganta, diarreia, ferimentos e quedas, felizmente sem nenhuma gravidade. O Secretário de Saúde, Anderson Sprada, explica que a situação está praticamente normalizada nos atendimentos em PAs e UBS. Podemos dizer que a situação está normalizada. Os atendimentos seguem ao de costume, conforme praticados pela Atenção Primária nas UBS e os de maior gravidade no PA Pronto Atendimento Municipal. Ainda, de forma esporádica, há pacientes que procuram os serviços com algum mal estar, relacionando este ao fato ocorrido. Estes mesmo pacientes tem dúvidas e se preocupa principalmente quanto a questão da leptospirose, fato que confirma a importância da divulgação de orientações quanto a esta doença principalmente após o período das chuvas intensas. Isto confirma que a pessoa ouviu ou ficou sabendo da importância de procurar os serviços de saúde quando da suspeita de sintomas, relata Sprada. Além desses, a população que procurou a Assistência Social, ou mesmo nos bairros com a equipe de imunização, ou ainda nos postos de saúde receberam vacina antigripal e contra hepatite. Serviços Urbanos A Secretaria Serviços Urbanos está trabalhando intensamente na recuperação dos estragos feitos pelas chuvas no início de junho. O município está realizando uma força tarefa com três máquinas e três caminhões espalhados por toda a cidade para limpeza dos entulhos causados pela enchente. Além disso, está realizando a reconstituições de bueiros, pontes, e ruas através de cascalhento e operações tapa buracos. O secretário de Serviços Urbanos, Luciano Menon, explica como foi a limpeza logo após a enchente. Removemos entulhos e ainda estamos trabalhando em força tarefa para a limpeza de toda a terra. O centro da cidade deve receber uma ação de limpeza nos próximos dias. Também recolhemos móveis que as pessoas estão dispensando, por não ter mais condições de uso. Além disso, em um segundo momento após a limpeza das ruas, estaremos trabalhando nas galerias, relata Menon. A limpeza começou pela Avenida Getúlio Vargas e será feita em toda a cidade. O tempo para a conclusão de toda a recuperação do município é de no mínimo 60 dias. Pedimos paciência para as pessoas, pois a prefeitura está trabalhando intensamente na recuperação da cidade, se eventualmente o caminhão ainda não passou em suas casas, peço que fiquem tranquilos, que os caminhões estão trabalhando em toda a cidade, explica Menon. O desassoreamento do Rio das Antas segue com mais de 300 metros já executados. O objetivo é que com a limpeza seja dado mais fluidez ao rio, que diminuiu a capacidade de escoamento com as fortes chuvas no início deste mês, por todo o entulho, lama e lixo carregado com a força da água. Infra estrutura viária Segundo informações da assessoria de imprensa da Caminhos do Paraná. Todos os acessos ao município de Irati já foram reestabelecidos. Os principais problemas enfrentados pela concessionária na região de Irati foram alagamentos em pontes próximas à cidade. A água passou por cima da ponte sobre o Rio Imbituvão (km 229), Rio dos Patos (km 276) e Rio Ponte Alta (km 274). No caso do Rio Imbituvão, o alagamento durou cerca de 6 horas, no dia 08 de junho. Já os alagamentos sobre o Rio dos Patos e Ponte Alta duraram cerca de 30 horas, entre 8 e 10 de junho. Além disso, o rompimento de um bueiro interditou a BR-277 próximo ao trevo de acesso a Prudentópolis. A pista também ficou interditada devido a um deslizamento de terra no km 241, no contorno de Irati. Na Serra da Esperança, na divisa entre Prudentópolis e Guarapuava, a rodovia chegou a ter seis pontos de interdição entre o km 306 e o km 333 no dia 08, e o pior trecho, no km 315, ficou interditado até o dia 11. O assessor de imprensa Jefferson Dittrich explica que todo os acessos já foram restabelecidos e que os prejuízos ainda não foram completamente levantados. Esses levantamentos, dependem de estudos topográficos e projetos de recomposição dos trechos afetados. A concessionária estima que ainda levará vários meses para que os pontos mais graves recebam obras definitivas de reconstrução, principalmente na Serra da Esperança, conta Jefferson. Redução na taxa de lixo O Prefeito Municipal, Odilon Burgath, decretou redução das taxas de lixo para as famílias atingidas pelas chuvas. A Lei N°3858, reduz por 90 dias, contados a partir do dia 1° de agosto a taxa da coleta de lixo para R$1,00, exclusivamente para as residências atingidas pela enchente entre os dias 7 e 8 de junho, e que estão devidamente cadastradas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social. Outras medidas de auxílio anunciadas A Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar anunciou que todas as famílias que tiveram seus imóveis afetados pelas chuvas e que tenham sido cadastradas pagarão R$ 1 nos próximos três meses pelo serviço de fornecimento de água. A Companhia Paranaense de Energia - Copel também anunciou na imprensa que parcelará em seis vezes as contas dos próximos três meses para todas as casas, comércios e indústrias atingidas. A cobrança deste parcelamento também se dará só daqui a 90 dias. Augusto Travensolli Secom Prefeitura de Irati