Paraná em Ação terá diversos serviços gratuitos em Irati

 

Publicado em: 26/09/2023 16:27

Whatsapp

 

De 27 a 29 de setembro, das 9 às 17h, no Pavilhão do Parque Aquático, a população de Irati terá a oportunidade de usufruir de mais de 200 serviços totalmente gratuitos durante o Paraná em Ação. O evento é coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Irati.


“O objetivo é proporcionar acesso à cidadania, saúde, inclusão social e outros diversos serviços concentrados em um mesmo local”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich. 


Serão ofertados diversos serviços de forma totalmente gratuita como: orientação jurídica, atendimento a MEIs, serviços sociais da Copel e Sanepar, cadastro de crianças para educação básica, serviços de saúde, cadastramento da Cohapar, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros. 


Na área de documentação, serão emitidas carteiras de identidade, CPF e carteiras de trabalho. O Poder Judiciário prestará atendimento para informações e soluções de casos de divórcio, guardas de filhos e pensão alimentícia, denúncias de violência contra a mulher, abusos de menores, entre outros.


Entre outros serviços oferecidos, também estão a divulgação de oportunidades de emprego, orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho digital, ministrado pelo CIEE. Também estará presente na ação a equipe da Sala do Empreendedor oferecendo serviços e orientações para MEIs.


A Secretaria Municipal de Assistência Social dará informações sobre acesso ao Cadastro Único, consulta aos sistemas e fornecerá orientações gerais sobre acesso a benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social. 


Além disso, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade estão fazendo o agendamento para a emissão da primeira ou segunda via do RG. Qualquer pessoa que tiver interesse em emitir o documento pode se dirigir ao CRAS mais próximo a sua casa para fazer o agendamento on-line e ter horário de atendimento previamente estabelecido para um dos dias do evento. 


Ampliando a estrutura disponível, estará no local o Ônibus Lilás, do Governo do Paraná. Com isso, havendo demanda, será possível realizar orientações dos serviços de psicologia, serviço social e orientação jurídica. 


A Secretaria de Esportes vai fazer parte do evento, promovendo na quinta e sexta-feira, oficinas de introdução ao vôlei e futsal, além de uma tenda com exercícios de alongamentos.