Prefeitura de Irati fortalece ações de combate à violência contra crianças e adolescentes

 

Publicado em: 19/05/2025 13:57 | Fonte/Agência: Ana Moraes/SECOM

Whatsapp

 

Atividade no Plenário da Câmara integrou o Maio Laranja e reforçou o compromisso com a proteção da infância e adolescência

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, promoveu no dia 15 de maio, no Plenário da Câmara Municipal, uma ação dedicada ao combate à violência contra crianças e adolescentes, em sintonia com a campanha Maio Laranja. O evento reuniu autoridades, representantes do Conselho Tutelar, profissionais da educação e da assistência social, além da comunidade. O Prefeito Emiliano Gomes também participou, demonstrando apoio e compromisso com a causa.

Durante a programação, crianças que participam de um projeto musical da Cidade da Criança apresentaram uma música que reforçou a importância das crianças entenderem que algumas partes do corpo exigem cuidado e proteção especiais. A mensagem enfatizou que  “carinho não é segredo” e que elas podem e devem falar com seus familiares caso se sintam ameaçadas ou desconfortáveis.

Cláudia Bonete, da Secretaria da Mulher, Criança e Pessoa Idosa, destacou a reorganização da Rede de Proteção no município, com foco na prioridade absoluta de crianças e adolescentes, conforme determina a lei. Ela ressaltou que “O número de casos de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e outras violências é muito grande no município. O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, um marco nacional, mas queremos dizer que a prevenção não vai acontecer apenas num dia ou durante uma semana, e sim será um trabalho permanente”.

Thiago Mattoso, representante do Conselho Tutelar, reforçou a importância da participação da comunidade no combate às violações. “Para que possamos mudar a realidade no município, é fundamental que a população denuncie os casos de que tiver conhecimento. Não é preciso ter certeza do que está acontecendo, a mera suspeita já deve ser comunicada ao Conselho Tutelar”.

Mattoso ressalta que o Conselho está à disposição para receber denúncias e tomar as providências necessárias.

Este evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Irati em fortalecer a Rede de Proteção à Infância e Adolescência, garantindo um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor para todas as crianças e adolescentes do município.