A secretária municipal de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na quarta-feira (14), pelo trabalho desenvolvido com a população idosa, sendo o município considerado uma referência no Estado. O evento foi uma proposição do deputado estadual e 1º secretário da Alep, Alexandre Curi, da Escola do Legislativo e do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (CEDI/PR).
Com a presença de especialistas na área, o Legislativo paranaense promoveu a sessão especial “A Importância do Fortalecimento do Controle Social na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. O encontro debateu as políticas para o setor e reforçou a importância da conscientização da população sobre o assunto.
Sybil comenta que recebeu a homenagem com sentimento de gratidão, principalmente por ter representado todos os secretários de assistência social do Paraná e por Irati ser destaque no atendimento à população idosa. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e do comprometimento de muitas pessoas. Também pela gestão sensível do prefeito Jorge Derbli e da vice Ieda, que colocaram essa pauta em destaque, com a estruturação de projetos, serviços e programas voltados aos idosos. Irati merece ser essa referência”, comenta a secretária.
O evento, que faz alusão ao Julho Violeta, mês da conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, foi presidido pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Assembleia. A parlamentar lembrou a necessidade de reforço na assistência a esta camada da população. “Hoje o Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esse número vai a chegar a 30 milhões de cidadãos. A pessoa idosa tem vários direitos, entre eles o direito a liberdade, respeito, dignidade, trabalho, habitação, transporte, justiça, segurança pública, entre outros”, frisou.
Os deputados Professor Lemos (PT) e Fabio Oliveira (PODE) também participaram do encontro, assim como a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.
IRATI – A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento e Política da Pessoa Idosa, oferta diversas atividades para as pessoas acima de 60 anos. Entre elas, oficinas de caminhada e alongamento, artesanato, yoga e relaxamento, práticas corporais, bingo, cinema e eventos pontuais, como viagens. O trabalho também é voltado à promoção dos direitos dos idosos, com campanhas de conscientização.
Entre os serviços prestados pelo departamento estão o mapeamento e diagnóstico da população idosa, disque apoio (marcação de consulta médica, retirada de medicamentos, realização de compras em farmácias e supermercados) e, ainda, o serviço de escuta, feito em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Também são realizados atendimentos individualizados, visitas domiciliares e encaminhamentos a serviços públicos, como de saúde e assistência.
Atualmente, por mês, são atendidos aproximadamente 180 idosos.
COMPLEXO SOCIAL CIDADE DO IDOSO – Está em fase final a obra do Complexo Social Cidade do Idoso, pioneiro no Paraná. O espaço, localizado no CT Willy Laars, reunirá uma série de serviços, como atividades físicas, atenção à saúde específica para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural. Os usuários poderão passar o dia no local de forma gratuita, retornando para suas casas no fim da tarde. A capacidade é para até 500 pessoas.
O objetivo é proporcionar atendimento regionalizado, integrando os 10 municípios da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), que envolve além de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.
CIDADE AMIGA DO IDOSO - Irati, em 2022, recebeu o reconhecimento de Cidade Amiga do Idoso, uma ação conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar a promoção de políticas públicas e a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O programa tem como principal objetivo incentivar os municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável.
As ações realizadas pela Prefeitura visam tornar Irati mais humana e acolhedora, uma cidade que cuida e respeita sua população idosa.