Exposição O Mundo do Trabalho em Irati

Publicado em: 29/04/2013 00:00

Acervo do Museu Paranaense aborda os diferentes trabalhos realizados no decorrer dos anos. Mostra fica de 30 de abril a 30 de junho na Casa da Cultura No dia 30 de abril, às 18h, ocorrerá a abertura da exposição O Mundo do Trabalho, em Irati. A mostra de fotografias permanece até 30 de junho de 2013 na Casa da Cultura, com entrada gratuita. A exposição faz parte do acervo do Museu Paranaense e integra o programa Museus Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura, com exposições itinerantes que percorrem o Paraná. No dia da abertura, o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, realiza visita guiada aos participantes. Esta exposição busca promover uma reflexão sobre o valor do trabalho na sociedade atual. Isso é feito por meio do trabalho realizado no decorrer dos anos, para que se possa entender as implicações na vida moderna. Assim, em oito painéis, são propostas diversas questões, como as relacionadas ao trabalho feminino, aos imigrantes, aos ofícios, à indústria, ao comércio, ao trabalho sem liberdade e ao trabalho para as populações indígenas, entre outros. O TRABALHO A concepção de trabalho voltado à acumulação de capital ocorreu somente após a Revolução Industrial, com o surgimento de fábricas e a mecanização do sistema de produção, separando homem e trabalho. Esta condição estabeleceu a divisão entre os detentores do conhecimento (trabalho intelectual) e os operários que o executam (trabalho manual), originando uma relação hierárquica, desigual e excludente. O trabalhador deixou de controlar toda produção e se tornou responsável apenas por uma etapa do processo produtivo, assim como passou a seguir o ritmo das máquinas. Nos dias atuais, a rapidez da circulação de conhecimento e o excesso de informação estimularam a competitividade no mercado de trabalho, o acúmulo de capital, a profissionalização, mas, por outro lado, o desemprego. VISITE A EXPOSI?O Exposição O Mundo do Trabalho Abertura: 30 de abril, às 18h, com visita guiada do diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro. Local: Casa da Cultura e Museu Municipal de Irati (Rua XV de Julho, 329) Período expositivo: até 30 de junho de 2013 Entrada gratuita. Visitação: 2ª a 6ª, das 9 às 11h30 e das 13 às 17h. Informações: (42) 3907-3157.