Recadastramento biométrico registra pouca procura

Recadastramento biométrico registra pouca procura


Publicado em: 25/09/2017 15:54

Whatsapp

 

Após um período de grande afluxo de pessoas em busca do recadastramento eleitoral biométrico, o serviço registra, agora, pouca procura em Irati. Com encerramento marcado para 15 de dezembro, o índice chegou a 61,5% na última semana, o que corresponde a 27.858 eleitores iratienses.

“É pouco, se considerarmos que já tínhamos um número razoável de procedimentos efetuados antes, dentro da biometria ordinária”, diz Dirceu Wrobel Júnior, técnico judiciário do TRE e assistente de chefia do Fórum Eleitoral da 34ª Zona, que agrega Irati e Inácio Martins.

Ociosidade

Para ele, o sistema montado, atualmente tem verificado até mesmo folga no atendimento.

“ Temos estrutura para atender 600 pessoas ao dia, mas tem dias que não chega a 200. A nossa meta ideal seria de 400 a 450 biometrias diárias. O que incomoda é que a maior parte deste público é da cidade, e que teoricamente, teria menos dificuldade em procurar o cartório”, comenta o técnico.

Muitas pessoas acreditam que é necessário agendar o recadastramento, mas na verdade, esta é apenas mais uma facilidade para acelerar o processo e evitar filas. Em média, o recadastramento eleitoral biométrico leva entre 10 e 15 minutos.

Júnior explica que o atendimento está sendo prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h15, sem intervalo para almoço, no Fórum Eleitoral, à Rua João Stoklos, 200. “Mesmo não interrompendo o serviço no horário de almoço, quem ainda tem problemas de incompatibilidade de horários pode ligar para o telefone 3422 1939, que buscaremos uma forma de flexibilizar o atendimento”, esclarece.

Outra informação importante é que não há previsão de atendimento nos finais de semana. “Tivemos apenas uma exceção, em que abrimos no sábado para atender a ônibus trazendo pessoas do interior, que não tinham outra opção, mas isso provavelmente não voltará a acontecer”, adverte.

Sanções

Quem não fizer o recadastramento biométrico obrigatório, terá seu título cancelado, e poderá pagar multa. Além disso, quem não fizer a atualização, corre o risco de ter o seu CPF suspenso, e de perder benefícios, como o Bolsa Família, e ter problemas com financiamentos, como o Pronaf e outros.

Até mesmo quem não pratica mais o exercício do voto, como o caso de idosos e outras categorias, deve efetuar obrigatoriamente o recadastramento. Para proceder a nova documentação digital, é necessário levar título de eleitor, documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Engajamento

Algumas empresas de Irati têm buscado conscientizar seus funcionários e colaboradores, emitindo comunicados, através de seus departamentos de recursos humanos, ou nas reuniões sistemáticas com seus quadros funcionais. Em alguns casos, há até mesmo a adequação do horário de trabalho como forma de facilitar a saída do empregado a tempo de encontrar o Cartório Eleitoral aberto.

A Prefeitura de Irati também está procurando orientar seus funcionários da importância em fazer o recadastramento e não deixar para a última hora. Todos os contracheques emitidos, além de fazer constar no corpo do documento um texto sobre o tema, também serão acompanhados de uma filipeta chamativa sobre a obrigatoriedade do procedimento.

Desenvolvido por: