Jovens da região se reúnem para discutir prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Jovens da região se reúnem para discutir prevenção de doenças sexualmente transmissíveis


Publicado em: 14/09/2018 14:34

Whatsapp

 

Município de Irati sediou 1º Encontro Regional de Protagonismo Juvenil para prevenção de IST’s, Aids e Hepatites Virais

Durante toda a quarta-feira (12), cerca de 170 jovens de nove municípios da região de Irati participaram do 1º Encontro Regional de Protagonismo Juvenil para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Aids e Hepatites Virais. A ação foi promovida no salão da Associação dos Servidores Públicos pela 4ª Regional de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Irati.

O dia foi agitado para os jovens que participaram do Protagonismo Juvenil. Além de palestras, eles também puderam discutir sobre a importância da prevenção por causa das doenças sexualmente transmissíveis e apresentaram projetos.

Patricia Padilha Sobutka, da Divisão de Vigilância em Saúde, representando no evento a chefe da 4ª Regional de Saúdem, Jussara Kublinski, destacou o objetivo do Protagonismo Juvenil. “O Protagonismo busca posicionar o jovem como elemento central da prática educativa, que participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. O encontro que ocorreu teve a finalidade de estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com seu desenvolvimento pessoal, mas com o das comunidades que estão inseridos”.

Durante a manhã, os jovens tiveram uma palestra de IST’s, espaço para discussões e, no período da tarde, foram apresentados vários projetos dos municípios participantes sobre experiência de prevenção.

Jessica Mattos, coordenadora de IST/AIDS/HV/TB da Secretaria de Saúde de Irati, justifica os motivos para estas ações com os jovens. “O objetivo do encontro é reunir os jovens para discutir a temática da prevenção das ISTs, tornando eles protagonistas nas suas escolas e comunidades. Estas doenças estão incidentes em todo o mundo. Dados de 2017 revelam que cerca de mil novos casos de HIV são registrados anualmente no Paraná e que cerca de 50% deles são jovens de 19 a 29 anos”.

Os alunos de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participaram do Encontro do Protagonismo Juvenil levando seu projeto ‘Barraca do Tinder e do projeto Prevenção: é um prazer falar sobre isso’. “Na Unicentro, fazemos este projeto que bem legal que é a Barraca do Tinder pra discutir a prevenção entre os universitários e trouxemos para apresentar”, explicou Amanda Dal Santo.

 “No curso, também discutimos estes temas e é importante estar aqui pra falar sobre isso com a comunidade de toda a região sobre o que as pessoas estão pensando e o que nós estamos fazendo”, comentou a acadêmica Ana Beatriz Melo. Para Vinicius Ferreira Amaral, este encontro foi uma aproximação. “É uma troca de experiências entre a universidade e comunidade para a construção do nosso conhecimento e deles como indivíduos”.


Desenvolvido por: