Português Inglês Alemão Árabe Chinês Coreano Espanhol Francës Holandês Italiano Japonês Russo

Você esta em Início > Notícias > Concurso de queijos artesanais abriu programação do final de semana
Concurso de queijos artesanais abriu programação do final de semana
Publicado em: 04/12/2017 14:58
Concurso de queijos artesanais abriu programação do final de semana

O primeiro evento da programação da Festa do Pêssego 2017 foi a Etapa Irati do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, realizado ontem (01), no Centro de Processamento de Alimentos, anexo às instalações da Feira de Hortifrutigranjeiros de Irati. O evento, realizado com apoio da Secretaria de Agricultura de Irati é uma parceria entre a Emater e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Participaram da competição 15 produtores das regiões de Irati, Ponta Grossa e União da Vitória. Os classificados desta fase, a 3ª regional, foram produtores das cidades de Castro, Carambeí e Porto Vitória. Ainda haverá mais quatro etapas, até a final, que acontecerá em 20 de julho de 2018, no Mercado Municipal de Curitiba.

Mari Stela Bischop, Coordenadora Estadual de Negócios de Mercado da Emater, diz que o concurso tem o objetivo de identificar e dar visibilidade a este tipo de produto artesanal. “São produtos diferenciados da agricultura familiar que precisam deste tipo de estímulo para buscar mercado”, comenta.

“Os requisitos imprescindíveis para participar da competição é o queijo maturado, de no mínimo 20 dias, e rebanho com atestado sanitário”, detalha a coordenadora.

Três jurados avaliaram os queijos inscritos: uma empresária de produtos artesanais, um servidor do Ministério da Agricultura e uma engenheira da Emater.

Os três selecionados da Fase Irati do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, e os das demais etapas, serão premiados com uma viagem a uma região queijeira do Brasil em 2018.

Leia Também

Desenvolvido por: